.

25 maio 2013

Selagem capilar.


 Ooiii meninas!!
Hoje venho falar sobre um assunto que cada vez mais vem conquistando a mulherada, que é a selagem capilar, explicando melhor se utiliza Colágeno e Silicone que agem recuperando a estrutura capilar, hidratando profundamente os cabelos e selando os fios, formando uma espécie de película protetora. A técnica também ajuda a controlar o frizz e o desbotamento da cor. O efeito da selagem capilar é imediato, e os resultados duram por mais ou menos 3 semanas. Ai fui no salão conversei com a profissional e resolvi fazer e adivinhem amei o resultado confira ai:

Como funciona a selagem nos cabelos
A selagem nos cabelos é um método popular de aplicação de química nos fios e tem origem italiana.  O principal objetivo da selagem é cuidar dos cabelos tratados quimicamente, que por um motivo ou por outro apresentaram queda de cabelo, partição do fio, elasticidade, porosidade, etc.
O método reconstrói o fio repondo substâncias necessárias para a composição do cabelo, como a queratina, por exemplo. O efeito da reconstrução é uma restauração de dentro para fora do fio, dando brilho, maciez e movimento aos cabelos e o resultado é imediato, já após a aplicação é possível ver o efeito na frente do espelho.
A aplicação é semelhante a outros métodos já conhecidos no salão de beleza: lava-se o cabelo apenas com shampoo para abrir as cutículas e assim o produto penetrar na fibra, em seguida aplica-se o produto com a ajuda de uma espátula, mecha por mecha e espalha-se com o pente da raiz as pontas. Por ultimo se escova os fios e prancha.
A selagem capilar traz uma vantagem: ela também alisa os fios. O método ao ser aplicado ajuda a modelar os cabelos e como é termo ativo, ou seja, produto a ser ativado com o calor, é preciso escovar e chapar após a aplicação que dura em média vinte minutos.
Há quem diga que a selagem não garante o alisamento dos fios. Segundo alguns cabeleireiros, por entrar na estrutura do fio, a selagem é recomendada para quem está satisfeita com o tipo de cabelo mas está com os cabelos danificados e quer devolver a maciez e o brilho, de fato não alisa tanto como outros métodos, é diferente da escova progressiva ou marroquina.

Efeitos da selagem nos cabelos
Antes mesmo de sair do salão de beleza já dá para admirar os cabelos novos e com brilho. O efeito da selagem pode durar meses, a depender do tipo de cabelo e mesmo para quem não deseja alisá-los é uma forma de hidratar o fio e fazer uma reestruturação capilar.
Como é um produto com química capilar é preciso ter bastante cuidado na aplicação e que seja respeitado o período de ao menos 45 dias para refazer o processo, o mesmo indicado para a escova progressiva com ou sem formol. Mas, para os cabelos quebradiços e muito danificados uma selagem pode ser feita mensalmente se assim o cabeleireiro recomendar.

Cuidados com a selagem nos cabelos
Embora o método seja considerado simples, é recomendado que não seja feito em casa. Nada substitui o trato de um profissional e ele poderá dosar o tempo certo no fio para que nenhum erro ocorra. Mesmo que a indicação da embalagem seja clara quanto ao tempo, alguns cabelos podem ficar um tempinho a mais com o produto, outros menos, apenas um cabeleireiro deve indicar a diferença analisando a fibra capilar.
É necessário que o produto a ser utilizado na selagem seja o mais indicado ao seu tipo de cabelo, não se trata de um composto que será retirado do cabelo facilmente depois, como é o caso de shampoos, cremes ou tonalizantes.
Para fazer a selagem é necessário que os cabelos estejam bem lavados, em alguns casos até com shampoo anti-resíduos. Esse shampoo irá limpar o couro cabelo e retirar as partículas que ficam agregadas ao fio melhorando, portanto a ação da selagem. Ao lavar com shampoo anti-resíduos, os fios ficam limpos e a cutícula do cabelo é aberta e para esse processo, é recomendado o uso de água morna, que facilita a abertura da estrutura do fio.
Após a lavagem, é feita a aplicação do selante, que deve ser mecha por mecha. Quando aplicado todo de uma vez, o efeito não é uniforme. Por isso, é preciso cuidado e atenção na hora da aplicação para que o produto seja aplicado uniformemente por todo o cabelo. Depois da aplicação do selante, faz-se a escova, acompanhada ou não da chapinha. O calor faz o selante penetrar no fio e ativa o efeito do produto nos cabelos.
Este método é bem superior a uma hidratação nos cabelos e por isso essa pode ser dispensada por ao menos duas semanas. Até porque excesso de hidratante nos fios vai deixar os cabelos oleosos e não é recomendado pela própria saúde capilar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário